Prefeitura Municipal de Aroeiras do Itaim

Secretaria de Saúde de Aroeiras do Itaim em parceria com a Sesapi realiza exames de mamografia no município

A Prefeitura Municipal de Aroeiras do Itaim, através da Secretaria Municipal de Saúde de Aroeiras do Itaim, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), realiza nesta quinta-feira, sexta e sábado na sede do município uma importante ação voltada à saúde da mulher: a oferta de exames de mamografia para a população feminina do município. A iniciativa acontece por meio do Ônibus da Mamografia, que estar atendendo mulheres dentro da faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde.

A ação tem como objetivo principal fortalecer a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, uma das doenças que mais acometem mulheres em todo o país. Durante o atendimento, as pacientes passarão por triagem e realizaram o exame de forma gratuita, com acompanhamento de profissionais de saúde capacitados.

Prevenção e cuidado com a saúde da mulher

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Zoneide Macêdo, a parceria com a Sesapi é fundamental para ampliar o acesso a exames especializados, especialmente em municípios do interior, onde a demanda é grande e o deslocamento até centros maiores pode dificultar o atendimento. A presença do ônibus no município garante comodidade, rapidez e mais segurança às pacientes.

Secretária Municipal de Saúde, Zoneide Macêdo

A secretária de Saúde destacou que ações como essa reforçam o compromisso da gestão municipal com a promoção da saúde e a qualidade de vida da população. “A mamografia é um exame essencial para a detecção precoce do câncer de mama, aumentando significativamente as chances de tratamento e cura. Nosso objetivo é cuidar das mulheres de Aroeiras do Itaim com atenção e responsabilidade”, afirmou.

Atendimento e disponibilidade de vagas

Segundo o Coordenador da Saúde no Município, Wellington Macêdo, serão disponibilizados ao todo 180 vagas, sendo 60 para o primeiro dia que atende a mulheres na sede, 60 para o segundo dia destinado a atender as mulheres do Povoado Chapada dos Mirôs e 60 para o terceiro dia que atenderá 60 mulheres de modo geral.

Coordenador da Saúde no Município, Wellington Macêdo

Os exames realizados são: Rai X e Exame da Mama (Mamografia), que depois de feitos serão entregues na secretaria de Saúde em até 45 dias. O coordenador destacou que essa ação evita que as mulheres saiam do município para realizar esse tipo de atendimento na cidade de Picos, frisou ele.

O prefeito Marciano Macêdo que esteve presente na ação que acontece nesta quinta, disse que a prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde tem procurado atender todas as demandas das ações básicas desenvolvida pelo órgão, além de proporciona à população atendimentos especializados como é caso em questão.

Prefeito Marciano Macêdo

Para o gestor, a Prefeitura Municipal segue investindo em parcerias e ações preventivas, reafirmando o compromisso com uma saúde pública mais humanizada, acessível e eficiente para todos.